Sardinha à portuguesa, ora pois! – Taberna do São Pedro

Muitas pessoas que visitam o Porto, deixam de conhecer Gaia, ou só conhecem o cais, onde tem as caves de vinho do Porto.  Eu aconselho andar mais um pouco a frente e visitar São Pedro da Afurada, na foz do Douro (lado de Gaia), ali bem depois da Ponte da Arrábida. É uma vila de pescadores, de onde saem os peixes mais frescos da região, praticamente do barco para sua mesa!

São pequenas ruas, com casinhas coloridas de frente para o rio, onde os bares e restaurantes põem para fora as suas churrasqueiras e ali vão grelhando os frutos do mar fresquinhos. Parece que todos se conhecem e que você vai almoçar na casa de um deles. Lá não é lugar de frescura, é simplicidade, comida fresca, bem temperada e caseira!

Já tínhamos estado no Restaurante A Margem, comendo um bacalhau delicioso na beira do rio Douro, que vale muito a pena, mas nesse post sugiro outra proposta. A Taberna do São Pedro, simples, agradável e com um atendimento acolhedor e simpático.

taberna-do-sao-pedro-6
Taberna do São Pedro

Chegamos lá a procura de um restaurante pesqueiro. Encontramos a taberna pela fumaça da churrasqueira e pelo som do violão! Tentamos uma mesa do lado de dentro, mas já estava cheio, sentamos então do lado de fora. Fomos atendidos por um rapaz super simpático, prestativo e sorrindo (isso aqui não é muito fácil).

Ao nos acomodarmos na mesa, passamos o olho no cardápio, não tem tanta variedade, mas boas opções de frutos do mar. Os peixes, polvo, camarão, lulas são todos muito fresquinhos, nós até vimos sair do mercado de peixe direto pro restaurante. Para os que não curtem frutos do mar (não sabem o que estão perdendo… rs), tem opções de carne também. Nós não tivemos dúvidas, escolhemos sem pestanejar as sardinhas na brasa acompanhadas de salada e batatas cozidas.

taberna-do-sao-pedro-8-2
Sardinhas e peixe na brasa

As sardinhas são à moda portuguesa, vem fechadinhas com tudo dentro, segundo consta, são as tripas que dão o tal sabor apetitoso à elas. Antes de comer, tem de abri-las e retirar as tripas, ok?! O prato vem muito bem servido, mas poderíamos comer mais uns 100 que não enjoaríamos, de tão gostosas! As batatas cozidas estava macias e apetitosas e quando pedimos o azeite, ele sugeriu um molho deles com salsa e cebola, que casou perfeitamente.

taberna-do-sao-pedro-3
Sardinhas à portuguesa

Junto com as sardinhas pedimos o robalo, indicação da cliente da mesa da frente que disse estar maravilhoso. E ela estava certa! Que peixe bom! A dose (prato para 2 pessoas) também vem acompanhado de batatas cozidas e salada. Ele é aberto antes de ir a brasa e servido assim mesmo. Macio, saboroso e muito fresco! Comidinha caseira e muito gostosa.

taberna-do-sao-pedro-10-2
Robalo na brasa

Já estávamos satisfeitos, mas em ver as lulas fresquinhas chegando no restaurante, deu vontade (rs). Santa decisão!! Estavam divinos! Macias, bem temperadas também acompanhadas de batatas cozidas e salada. O prato vem bem servido e as lulas eram volumosas e muito frescas. Já tô até aguando aqui! Mas, vai um detalhe importante para quem não está acostumado, elas chegam à mesa quase como vem ao mundo! Então, antes de comer tudo (como eu fiz… 🙄 ! rs) tem que retirar a cartilagem transparente que fica no interior dela, quase como um plástico, e aí sim se deliciar.

taberna-do-sao-pedro-5
Lulas na brasa

Finalizamos nossa orgia gastronômica com quindim e bolo de chocolate. Gostosos, mas nada muito fora do comum.

Ainda teve música! Um cantor com seu violão chegou para alegrar ainda mais o almoço tocando músicas diversas e interagindo com as pessoas. É claro, que os brasileiros não ficaram de fora, teve Titães, Roberto Carlos e Wando!! Uhuul… Foi tão divertido, que uma mesa ao lado com portugueses levantaram e começaram a dançar! Nós adoramos!

taberna-do-sao-pedro-10

Tudo isso regado a vinho verde branco que a gente adora: O tal da Lixa! O bom é que em Portugal tudo começa e termina em vinho!

É disso que a gente mais gosta: comida boa, vinho, lugares típicos, música e simpatia. Foi mais que um almoço, foi um passeio divertido pelo melhor que o Porto tem!

Sardinhas: €15,00

TABERNA DO SÃO PEDRO

Rua Costa Goodolfim, 84, Afurada, Vila Nova de Gaia

Segunda à sábado, das 10h às 16 e das 19h às 23h; Domingo, das 10h às 16h

Acompanhe o blog também nas rede sociais: