Molho de piri-piri: picante e de sabor português

Hoje é o dia internacional da comida picante, você sabia que tinha um dia especial? Eu sou fã de comida apimentada. Em casa tenho sempre à mão pimenta do reino e o molho de piri-piri para dar aquele toque especial.

O que eu não sabia até hoje era que o molho de piri-piri foi criado pelos portugueses e que estes tiveram grande influência na inclusão da pimenta na gastronomia europeia e, principalmente na indiana. Foram eles que, por volta de 1500, trouxeram da América as primeiras sementes e enriqueceram a culinária com ainda mais sabor.

O molho de piri-piri está presente em diversos pratos como os rissóis de leitão, nosso petisco favorito aqui; o leitão à bairrada, delicioso e suculento; as francesinhas com molho picante (pra mim são as melhores); os frangos de churrasco à portuguesa, feitos na brasa e banhados com molho piri-piri (você tem que provar, é delicioso); além de diversas outras receitas tradicionais de sabor incomparável.

francesinha
Francesinha com molho picante
frango-com-molho-piri-piri
Frango na brasa com molho de piri-piri
leitao-a-bairrada
Leitão à bairrada

Você quer incrementar seus pratos com o molho piri-piri? Achei uma receita super interessante para fazer em casa, no site Taste Portugal. Anota aí a receita:

Ingredientes para o molho de piri piri por 250ml:
4 malaguetas vermelhas de tamanho médio, com sementes
8 malaguetas vermelhas, secas e grandes
3 dentes de alho grandes
3 colheres de sopa de uísque
1 colher de chá de casca de limão
1 colher de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
5/6 folhas de louro 1 colher de chá de sal grosso
1 colher de sopa de pimenta preta 250ml de azeite virgem extra

Preparação:
Esterilize uma garrafa de 350ml. Retire os caules verdes das malaguetas frescas e pique grosseiramente. Descasque o alho.

Esmague as malaguetas secas, algumas folhas de louro e um pouco de alho cru, se gostar do molho com um sabor mais marcado a alho (como eu!). Utilize um funil para inserir os itens esmagados dentro da garrafa.

Bata ligeiramente as malaguetas frescas e o alho no processador de alimentos, ou pique os ingredientes finamente na tábua de cortar. Tente não criar uma pasta, pois isto vai destruir a textura e oxidar o alho e as malaguetas muito rapidamente! Ainda por cima, fica melhor na garrafa do que uma mistura negra.

Se estiver a fazer mais que uma garrafa, como estou a mostrar neste exemplo, terá que fazer vários lotes. Aqueça uma panela (suficientemente grande para conter os 250ml de azeite) e refogue o alho, as malaguetas e as folhas de louro com um pouco de azeite, em fogo médio.

Adicione o uísque e baixe a temperatura. Adicione a casca e o sumo de limão, o vinagre, o sal, a malaguetas preta e o resto do azeite. Deixe o azeite aquecer até começar a borbulhar e a infundir os sabores. Quando começar a cheirar bem, retire do fogo e deixe arrefecer por um minuto ou dois.

Quando o azeite arrefecer um pouco, utilize o mesmo funil para despejar o azeite e todo o seu conteúdo para dentro da garrafa. A garrafa inteira vai ficar imediatamente quente, por isso tenha cuidado quando estiver a manuseá-la sem luvas.

Feche com uma rolha enquanto o líquido estiver quente para ficar bem fechado e deixe repousar durante cerca de uma semana para os sabores assentarem e apurarem.

Utilize o molho de piri piri em todos os seus pratos mediterrânicos, especialmente em grelhados e em pratos de marisco para dar um ‘kick’ picante de sabores.

Aproveite que além de deixar a comida mais apetitosa, as pimentas ajudam a deixar o corpo mais saudável.


Acompanhe o blog também nas rede sociais:
1486436411_facebook1486436390_instagram-round-flat

Follow my blog with Bloglovin

2 comentários Adicione o seu

  1. Daniela Rocha disse:

    Adorei!! Descobri o molho piri-piri aí e apaixonei! Vou fazer aqui em casa com certeza!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Botanaconta disse:

      Faz sim! É delicioso! 😉
      Bjnhs

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s