Dicas

Dicas para comer e beber no Porto-1

O Porto está cheio de opções interessantes para comer e beber. E pra nós é umas das coisas que mais gostamos de fazer. A comida portuguesa é divina, bem temperada e, só de pensar, dá água na boca. Não faltam opções de restaurantes e bares para se deliciar, desde os mais baratos aos mais caros. Tem opção para todos os bolsos e gostos.

Mas, antes de sair por aí em busca do restaurante desejado, confira nossas dicas para se adequar à cultura local. Vamos a isto?

  • Reservas – Muitos restaurantes aqui trabalham com reservas para almoços e, principalmente, jantares. Os mais rígidos não liberam a mesa até o “dono” dela chegar (o que pra gente é bem estranho), outros já flexibilizam um pouco e liberam a mesa até uns minutos antes do horário marcado. Sabendo disso, sempre que forem a algum restaurante, façam a sua reserva com antecedência para aproveitar a gastronomia portuguesa sem perrengues.
  • Cartão e Dinheiro – Nem todos os lugares em Portugal aceitam cartão. Pode parecer estranho, principalmente porque no Brasil qualquer lugar aceita débito ou crédito, mas aqui já perdemos a conta das vezes que ouvimos: “não aceitamos multibanco”. Uma vez, tive que ficar esperando na mesa meu marido tirar dinheiro há dois quarteirões do restaurante. Portanto, ande sempre precavido com dinheiro na carteira e não deixe de perguntar antes se aceitam a forma de pagamento que deseja.
  • Gorjeta – Sempre que estamos em um país diferente temos dúvidas se deixamos ou não um valor a mais para o garçom, aqui em portugal não é costume deixar gorjeta, porém, principalmente se você é turista, é simpático e bem visto você deixar de 5 a 10% do valor da conta para o garçom, claro, se você considerou o atendimento bom. E no geral, eles servem muito bem e são bastante simpáticos com os clientes, mas…
  • Sem meias palavras – … à primeira vista podem parecer grosseiros ou dar respostas atravessadas. Eles não estão lhe tratando mal ou te dando um fora (como os brasileiros costumam pensar), é simplesmente o modo de falar. É uma questão cultural. Os portugas são mais literais e nem sempre (acho que quase nunca) entendem expressões que pra gente está subentendido. São sinceros demais e falam o que pensam, por isso não leve para o lado pessoal, acostume-se. E mais, eles adoram os Brasileiros.
  • Horários  Hora de fechar é hora de fechar, muito raro dar um tempinho a mais pra você. Vários lugares vão literalmente lhe expulsar. E isso não é só em Portugal, quase todos os lugares da Europa são assim. Alguns bares e restaurantes fecham para sesta (aquele descanso entre almoço e jantar), além do mais muitos deles podem fechar bem cedo, portanto, atente-se para o horário de funcionamento quando montar sua programação e mais…
  • Domingo – … muitos lugares fecham aos domingos 😦 . Aquele recomendadíssimo restaurante, que você tanto quer ir, pode estar nessa lista. Então, se estiver aqui num domingo, procure saber quais os restaurantes que funcionam antes de ir ao local e dar com a cara na porta. Por incrível que pareça é muito comum.

No mais, aproveite muito essa terra de sabores tradicionais, temperos gostosos e muitos vinhos! Experimente e delicie-se!

Boa viagem!

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s